Descubra os principais erros ao comprar alimentos e saiba como evitá-los

 

Gastos com alimentação estão no topo da lista de despesas da grande maioria das pessoas. Com crise e inflação, os preços sobem e fica mais complicado para sair às compras. Por isso, saber economizar na alimentação pode ajudar muito nas finanças. Mas há alguns erros que as pessoas geralmente fazem que pode acabar piorando sua situação. Entre eles está fazer cortes radicais ou então comprar grandes quantidades em promoções, lidando com valores altos e se arriscando ao desperdício de comida.

É possível economizar. Por isso, saiba quais são os 5 principais erros e tenha atenção para não cometê-los!

 

Principais erros cometidos ao comprar alimentos

1. Comprar um volume grande por causa de promoções

Como falamos em um outro artigo, supermercados usam de diversas técnicas para fazer com que as pessoas comprem mais do que haviam se planejado. Promoções, descontos e ofertas são as mais usadas – e eficientes. Basta saber que um produto está em promoção e pessoas já correm para colocá-lo no carrinho, às vezes até sem ter uma real necessidade daquele item.

Comprar alimentos em quantidades maiores do que o necessário não é indicado para quem está em busca de poupar um dinheiro com alimentação.  Estocar comida não é algo positivo, uma vez que possuem prazos de validade, estragando com o tempo. Além de te dar um grande trabalho de monitorar o que ainda não venceu, também pode ser um desperdício de dinheiro quando não consumido no tempo devido. Por isso, quando se fala em comida, compre apenas o que irá consumir nos dias seguintes.

Cuidado com promoções de alimentos, uma vez que elas geralmente ocorrem quando os produtos já estão para vencer nos supermercados e eles estão tentando se livrar daquele item que logo estragará!

 

2. Não aproveitar as promoções semanais

Como já falamos em um post anterior, há uma grande dúvida a respeito de se fazer compras semanais ou mensais. Cada caso tem sua vantagem para um determinado perfil de consumidor. No entanto, um grande erro da pessoa que compra mensalmente é o de não aproveitar as promoções que ocorrem frequentemente nos supermercados.

É comum que supermercados tenham um dia na semana em que abaixam os preços de um de seus departamentos, como feira, açougue etc. Assim, é uma oportunidade muito boa para economizar ao comprar alimentos frescos como carnes, verduras e frutas, não tendo o risco de perder alimentos.

 

 

3. Comer fora todos os dias

Na grande correria, muita gente não tem tempo para fazer compras ou mesmo cozinhar em casa. Se esse for o seu caso e decidir calcular o quanto gasta comendo fora de casa, provavelmente vai se assustar. Se quer economizar, ataque os gastos com restaurantes!

Se seu problema é falta de tempo para cozinhar durante a semana, que tal preparar o almoço em um dia mais tranquilo e congelar as porções para cada dia?

 

 

4. Não fazer uma lista de compras

Se você vai ao supermercado passear sem uma lista de compras em mão… você é o cliente favorito deles! Isso porque ao não ter em mente o que precisa comprar, você pode cair nas técnicas deles para fazer com que gaste mais. Ter uma lista em mãos evita comprar itens desnecessários ou por impulso, simplesmente por estarem em oferta. Além disso, ao seguir à risca sua lista, você já tem noção do preço da sua compra, podendo verificar no caixa se ficou tudo direitinho!

 

 

5. Não pesquisar valores em supermercados diferentes

Você sabia que é possível economizar quase R$2000 ao ano simplesmente fazendo pesquisa de preços? Esse é um erro bastante caro de se cometer, portanto!

O grande erro que as pessoas cometem é de sempre fazerem compras no mesmo lugar e não compararem preços entre diferentes supermercados. Pesquisar preços e promoções pode ser muito positivo para seu orçamento, como mostrou a pesquisa da Proteste, em que é possível economizar quase 2 mil reais ao comparar preços de supermercados.

E como todos estão sempre na correria, a Easy Preços criou uma ferramenta em que você descobre onde suas compras de supermercado estão mais baratas! Assim, você não precisa ter o trabalhão de visitar vários supermercados para descobrir os preços e calcular onde está mais barato. Nós fazemos isso por você!


Leave a Reply

Your email address will not be published.