Dicas para alimentação saudável e economia no supermercado

Fazer compras em supermercado é algo tão comum que as pessoas por vezes não percebem as várias pequenas decisões que fazem em todo o processo de compras. Consciente ou inconscientemente, há escolhas que levam a uma alimentação mais saudável, com menos exposição a uma intoxicação alimentar e, ainda por cima, podem ajudar você a economizar.

Confira algumas delas:

1) Evite alimentos prontos

sopasEles são práticos e facilitam a nossa vida, porém os alimentos prontos costumam ser prejudiciais à saúde. Evite sopas de pacotinho e aqueles temperos do tipo “caldo de carne”, eles possuem quantidades altíssimas de sódio. Refresco artificial também não é recomendado, prefira os sucos feitos com frutas. A exceção fica por conta da maionese, saiba que as industrializadas podem possuir menos colesterol, gorduras e calorias que as caseiras.

2) Leve uma lista de compras

lista

Não tome decisões no supermercado, saia de casa já com uma lista de compras. Defina onde irá comprar, quais produtos e quantidades. Uma boa dica é preparar um cardápio para cada dia da semana e depois listar os ingredientes que serão necessários. Além de outros itens indispensáveis, como para higiene pessoal e da casa.

3) De olho na validade e nas embalagens

validade

Nunca se esqueça de checar a data de validade e se as embalagens estão em bom estado. Está preocupada com o meio ambiente? Evite alimentos embalados em bandejinhas. Além de este tipo de embalagem gastar mais material plástico, ele aumenta a produção de isopor, produto que leva muito tempo para se decompor.

4) Escolhendo o melhor tipo de leite para você

leite

O leite de vaca pode ser vendido de três formas diferentes. São elas: integral, semidesnatado e desnatado. Você sabe a diferença entre elas? O leite integral mantém a quantidade natural de gordura, cerca de 3%. Já as outras versões têm a quantidade de calorias reduzidas, o desnatado mais que o semidesnatado. Vale lembrar que todos estes leites oferecem a mesma quantidade de Vitamina D. Ressaltando que o mesmo vale para iogurtes.

5) Prefira arroz integral

arroz

Quando for escolher o arroz, prefira o cereal integral. Todos os nutrientes deste tipo são conservados durante o processo de beneficiamento dos grãos. O arroz branco, o mais popular no Brasil, perde grande parte das vitaminas, minerais, ácidos graxos e fibras durante a técnica.

6) Varie na escolha do feijão

feijao

As leguminosas, família a qual pertence o feijão, são muito parecidas. O feijão preto é mais calórico, porém é rico em ferro em nutrientes que fazem bem ao cérebro e ao coração. O branco contém um a substância que ajuda o intestino a reter menos carboidrato. Já o carioca é rico em aminoácidos e possui uma boa quantidade de fibras.

7) Cuidado com os alimentos enlatados

latas

Comida em lata nunca deve ser a primeira opção. Agora se não tiver jeito, saiba como escolher bem as embalagens. Não compre produto que esteja com a lata amassada ou estufada. O inchaço pode ser sinal da presença de bactérias.

Fonte: Consulta Click

 

 

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