Entenda o que é um QR Code e como ele funciona no cupom fiscal da sua compra

Você com certeza já viu ele em algum lugar além do seu cupom fiscal. QR Codes já existem há alguns anos, já tendo sido utilizados em várias aplicações, de embalagens de produtos até campanhas publicitárias facilitando baixar algum app simplesmente ao escaneá-lo.

O QR Code no cupom fiscal ao redor do Brasil, no entanto, é novidade. Em alguns estados, a implementação obrigatória do novo tipo de cupom fiscal está entrando em vigor somente agora, para empresas que tem um determinado faturamento. Então, se você ainda não viu, verá de agora em diante em todos seus cupons fiscais!

Mas afinal, o que é um QR Code? De um modo simples de se entender, eles são uma evolução dos tradicionais códigos de barra, mas têm duas dimensões. Enquanto o código de barras é uma linha, o QR Code é um quadrado, conseguindo armazenar muito mais informações (até 100x mais!). Por conseguir guardar muita informação, isso permite que ao fazer a leitura de um QR Code você possa baixar um aplicativo, acessar um site, usar como bilhete aéreo, e usufruir de várias outras utilidades.

O QR Code no cupom fiscal NFC-e

Cupom fiscal de uma compra contendo o QR Code
Cupom fiscal de uma compra contendo o QR Code

 

O novo tipo de cupom fiscal, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), é uma nova nota que a Secretaria da Fazenda criou para reduzir as sonegações de impostos e facilitar que o consumidor tenha acesso ao comprovante de sua compra.

Quando a NFC-e é impressa, a empresa envia todas as informações do que foi vendido para a Secretaria da Fazenda, o que já permite o cálculo dos devidos impostos. Além disso, a Sefaz cria o QR Code, que é o link para acesso rápido ao consumidor. Ao se escanear o QR Code de um cupom, o consumidor acessa a página web de sua nota, podendo conferir o que comprou e fazer uma cópia digital. Assim, o consumidor não precisa mais ficar guardando mil e um cupons ficais em casa. É possível ter tudo digital!

O que representa cada parte da NFC-e, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, que tem o QR Code
O que representa cada parte da NFC-e, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, que tem o QR Code

Como ajudar as pessoas a economizar a partir do QR Code do meu cupom fiscal

 

É aproveitando todas as informações de compras disponíveis digitalmente que a Easy Preços te ajuda a economizar!

Quando você nos envia seu QR Code ou chave de acesso, podemos acessar sua nota fiscal eletrônica e extrair todas as informações de produtos, preços, data e local, atualizando nosso sistema e mantendo sempre os preços atualizados.

A partir da colaboração das pessoas, ao escanearem cada cupom de supermercado, é possível ter-se informações de milhares de produtos em todos supermercados da cidade. Assim, ao montar sua lista de compras na Easy Preços, usamos as informações que os consumidores nos passaram para te ajudar a pesquisar preços e economizar, te mostrando onde suas compras estão mais baratas!