O que é melhor: fazer compras semanalmente ou mensalmente?

Você já deve ter se questionado sobre qual é a melhor frequência de compras de supermercado. Para quem se lembra da complicada época da hiperinflação, não tinha como escolher. Quando recebiam dinheiro, corriam para comprar tudo que conseguiam, antes que o os preços fossem todos reajustados e o dinheiro perdesse seu poder de compra.

Hoje, felizmente, vivemos com maior tranquilidade e estabilidade. Os preços não mudam naquela velocidade e é possível se organizar com mais calma ao fazer compras, pesquisando preços e não precisando fazer grandes estoques em casa.

Disso, vem o questionamento: o que é melhor, comprar toda semana ou todo mês? A resposta é simples: depende. Cada caso tem suas vantagens e desvantagens. Para algumas pessoas pode ser melhor fazer suas compras semanalmente, para outras, o melhor é de ir ao supermercado todo mês. É possível, no entanto, fazer uma certa combinação das frequências de compra, podendo aproveitar ao máximo as ofertas e eventuais promoções, sem deixar perder produtos por prazo de validade.

Confira agora as vantagens de cada tipo de compra:

 

Vantagens de compras mensais

Comprar por volume e pagar menos por unidade

Comprar mensalmente tem como principal vantagem a economia por volume, ou seja, aquela que se consegue por comprar maiores quantidades e reduzir o preço unitário de cada item. Ao fazer compras mensais, você pode optar por embalagens maiores, que apresentam um custo por unidade (grama / mL) menor. Além disso, supermercados costumam oferecer pacotes com o conhecido desconto “leve 6 pague 5”. Dependendo do produto, se é ou não perecível, e do tamanho da família, pode ser que compense comprar um item desse tipo.

A desvantagem de se comprar mensalmente está justamente na questão do desperdício, na possibilidade de se perder produtos pelo prazo de validade ou ainda comprar mais que o necessário, gastando um dinheiro em muitos itens que demorará muito mais que um mês para consumir. Nesse último caso, é “dinheiro parado na prateleira”, estocando mais que o necessário e não tendo dinheiro para outras necessidades.

 

Vantagens de compras semanais

Aproveitar as ofertas de supermercados

Carnes, verduras, legumes, frutas… Todos esses produtos têm seus preços constantemente corrigidos e atualizados, sem contar o fato de que o prazo de validade, nestes casos, é bastante reduzido. Não raro, a família precisa deixar de comer alguma fruta ou carne de preferência, momentaneamente, por conta de uma súbita alta de preços ocorrida, geralmente, quando não é a estação de colheita daquele alimento. Por isso, o ideal ainda é fazer esse tipo de compra semanalmente, para reduzir desperdícios e conferir as melhores ofertas para àquela semana e época do ano.

Além disso, essa visita semanal ao supermercado é importante para conferir o caso já mencionado anteriormente – as promoções temporárias, perdidas quando a visita é mensal. Por outro lado, uma família deixa de economizar comprando produtos em grande quantidade, até mesmo no atacado.

 

Conheça as principais vantagens de fazer compras de supermercado toda semana e todo mês
Conheça as principais vantagens de fazer compras de supermercado toda semana e todo mês

 

A união das estratégias

Como tirar proveito de compras  semanais e mensais 

Se você vive sozinho ou com sua família, sua necessidade será diferente e sua organização para compras deve ser bem avaliado, levando em conta o tempo que leva para consumir seu estoque. Para quem consegue fazer compras semanais, consegue os aproveitar diferentes descontos e ofertas (dia do hortifruti, dia da carne, etc). Mas para produtos não perecíveis, como itens de limpeza, pode-se adotar a estratégia de comprar uma quantidade maior para se obter um melhor preço por unidade. Basta ter bom senso e não comprar uma quantidade excessiva!

Para ambos os casos, de compra semanal e compra mensal, o jeito mais fácil de economizar é fazendo a pesquisa e comparação de preços com a Easy Preços! Você monta sua lista de compras e descobre o preço total do seu carrinho em vários supermercados da cidade, podendo comprar sempre nos lugares mais baratos! Experimente já e comece a economizar!

 

 

 

Post inspirado no incrível artigo do Finanças Pessoais.