Será mesmo que a conta de supermercado sai mais barata em dia de promoção?

Para quem acompanha os preços dos produtos de supermercado e sabe de cabeça o preço normal de um item versus o preço de quando ele está em promoção pode achar que estamos fazendo uma afirmação um tanto quanto tola.

Afinal, é sim possível ter uma grande economia aproveitando as promoções de supermercado. Certos produtos têm queda nos preços de 30, 40, 50 até 70% do seu valor praticado em dias comuns. Uma das vantagens de se fazer compras semanais versus mensais é justamente aproveitar as promoções.

A grande questão que levantamos é que, para realmente economizar e ter certeza que sua conta (da sua lista de compras) vai sair mais barata é comprando apenas os produtos em promoção!

Por que disso? Bem, supermercados precisam ter lucro para sobreviverem e empregarem seus milhares de funcionários.

Quando eles colocam algum produto em promoção, esse lucro diminui e precisa ser compensado em outros produtos. Então, por exemplo, quando você compra leite em oferta, você pode pagar mais caro no óleo.

As promoções são a forma que supermercados têm de atraírem os consumidores para fazer compras em suas lojas.

Você é atraído pelo preço de um produto específico mas, já que já está lá no supermercado, aproveita para comprar outras coisinhas que faltam em casa ou em breve faltarão. É nessas coisinhas que você pode pagar mais caro. As vezes muito mais caro. E ai, você fica que nem a moça na foto. Assustado quando chega ao caixa e vai pagar as compras…

Consumidora desesperada ao ver o tamanho da conta no supermercado

O Procon orienta os consumidores a darem preferência para produtos anunciados como ofertas, já que o órgão identificou que, em dias de promoção, produtos que não estão em promoção custam mais caro do que em dias habituais.

O órgão de defesa ao consumidor ainda dá algumas dicas legais para ajudar a economizar:

  1. Observar quais itens estão em promoção e priorizá-los;
  2. Dara preferência para produtos da época e da região;
  3. Fazer lista de produtos antes de sair de casa;
  4. Estipular valor máximo de compra;
  5. Contabilizar a compra produto a produto ao colocá-los no carrinho;

Para ter certeza de que não está pagando mais caro: pesquise e compare preços da sua lista de compras

Por causa dessas compensações de preços entre os produtos em promoção e os fora de promoção, que é importante ficar atento não somente aos preços em oferta, mas ao preço final da sua lista de compras. Pesquisar e comparar preços da lista de compras é a forma mais garantida que você economizará no valor total.

Já mostramos aqui estudos que mostram que pesquisar e comparar preços de supermercado podem gerar uma economia de quase R$3.000 ao final de um ano. Isso dá quase R$230/mês de economia.

Para ajudar a pesquisar preços de um jeito muito mais fácil e prático, sem ter que ir de loja em loja, que criamos o aplicativo Easy Preços! Nele você encontra os preços de produtos em promoção e fora de promoção e descobre onde suas compras estão mais baratas. Simples assim!

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.